A História Social da Infância e da Família e Educação na Contemporaneidade
A História Social da Infância e da
Família
O tratamento dado à criança, pela família e
sociedade, tem sofrido profundas modificações durante a história, estando
relacionado à visão política, social e econômica de cada etapa de vida em
sociedade. Cada sociedade, em certo momento histórico, apresenta uma visão a
respeito da infância e os direitos a ela conferida, bem como ao papel atribuído
à família.
A visão sobre a infância varia amplamente: de
centro das atenções do mundo adulto, quando considerada como um adulto em
potencial, até o completo abandono à sua própria sorte. Quanto
mais se retorna ao princípio da história da humanidade, mais se encontram pais
e sociedade pouco envolvidos com os cuidados de seus filhos.
Cenas do filme “Feios sujos e
malvados”O filme se passa em uma favela de
Roma nos anos 60.
Portanto, falar de família, envolve definições
muito complexas e, quando se fala de criança na família, a complexidade
torna-se maior à medida da necessidade de se discorrer sobre a trajetória
histórica da convivência dessas duas realidades. As relações entre crianças e
adultos foram se transformando ao longo da história. Durante muito tempo, a
criança foi vista, como miniatura de adulto, passando por sucessivas mudanças,
a partir do século XV.
• Refletir sobre a educação na contemporaneidade e suas principais mudanças;
• Identificar os papéis atribuídos ao professor no contexto do capitalismo