27 de junho de 2013

JOGOS DA TABUADA-LÚDICO


Tema: Jogo da tabuada com garrafas PET e saquinhos de TNT
Campo de atuação: 8º ano do Ensino Fundamental
Introdução
Visando reforçar ou até mesmo ensinar a operação de divisão, confeccionei um jogo com cartas, garrafas PET e saquinhos de TNT para ensinar a divisão de forma lúdica. Com este jogo, a multiplicação também poderá ser trabalhada. Além de ensinar a tabuada iremos trabalhar a ideia de preservação do meio ambiente reutilizando a garrafa PET. Esta, que poderia ser descartada, virou peça do jogo da tabuada. A conscientização de reutilizar materiais é muito importante, pois o aluno terá a consciência que reciclar é preciso.
Objetivo
Reforçar as operações fundamentais divisão e multiplicação, de forma lúdica, nas turmas de Ensino Fundamental.
Material utilizado:
Dez garrafas PET de dois litros, transparentes (opcional); fita adesiva colorida (pelo menos cinco cores diferentes); cartões de cartolina branca (9cm x 6cm); caneta hidrocor ou pincel atômico; 100 saquinhos de TNT (6cm x 4cm).
Como jogar:
As cartas serão separadas da seguinte forma: de um lado ficarão os números de 1 a 10 (divisores) e do outro, os resultados das divisões (dividendos). As dez garrafas PET ficarão dispostas sobre a mesa, aguardando que um aluno retire a primeira carta de 1 a 10. O número que sair indicará a quantidade de garrafas que continuarão sobre a mesa. E a próxima carta do monte dos dividendos será o número a ser dividido pela carta anterior que resultou no número de garrafas sobre a mesa. O aluno então pegará saquinhos de TNT para representar o dividendo. Logo após começará a distribuir os saquinhos entre as garrafas sobre a mesa. Essa distribuição resultará em uma divisão exata. Caso sobrem ou faltem saquinhos, isso indicará que o aluno fez um cálculo errado.
Observação: Mesmo o jogo sendo feito com divisões exatas, isso não impede que o professor trabalhe tais questões como divisão não exata. Esse jogo é muito simples e pode ser explorado de diversas formas.
Conclusão:
Os alunos tiveram resistência em iniciar o jogo, pois achavam que seria algo muito chato. Desafiados a aprenderem tabuada de uma forma diferente, sentiram-se motivados a participar e começaram a jogar. Eles trabalharam em grupo, o que reforçou a cooperação entre eles. Os melhores resultados foram obtidos pelos grupos que se ajudaram mutuamente. No final, foi surpreendente verificar o entusiasmo da turma com o jogo.
Anexos:
Divisores e dividendos da tabuada de divisão por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Imprimir, recortar e depois colar, cada um, em cartolina.
Divisores: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


TRABALHANDO A TABUADA
Roleta da Multiplicação






Material (Para grupo de 4 alunos):
• Uma roleta constituída de dois círculos, contendo numerais de 1 a 9, onde o círculo menor é giratório;
• 36 fichas com resultado das multiplicações.

Objetivo:
• Fixação da tabuada através do lúdico.

Desenvolvimento:
As fichas deverão ser distribuídas igualmente entre os jogadores e a roleta deverá ser girada. Cada jogador, na sua vez, deverá verificar se tem a(s) ficha(s)-resultado das multiplicações obtidas na roleta. Se tiver, coloca-a(s) sobre a roleta. Se ainda restar fichas com os jogadores, gira-se novamente a roleta, até um dos jogadores acabar com suas fichas e este será o vencedor.