Conteúdos para alunos do 4o ano-Form Docente-Met do Ensino da Geografia
ATIVIDADES PARA MONTAGEM DO LIVRO PEDAGÓGICO DE
ATIVIDADES DE MET.DO ENSINO DE GEOGRAFIA
1- PLANOS DE AULA
Geografia para séries iniciais (4o ano)
Titulo: Meu bairro
Conteúdo:Paisagem Local
Justificativa:
É importante que os alunos entendam a relação existente entre o ser humano e a natureza e uma das formas de perceber está relação é a observação da paisagem.
Objetivos:
- Observar e identificar as diferentes formas pelas quais a natureza se apresenta na paisagem local: nas construções e moradias, na distribuição da população, na organização do bairro, nas formas de lazer, etc;
- Desenvolver a criatividade e a memória;
Conteúdos:
- Paisagem local;
- Produção de texto;
- Quebra - cabeça.
- Confecção de maquete.
Procedimentos Metodológicos:
- Fazer uma dinâmica inicial com os alunos sobre qual e quais são os entendimentos com os alunos sobre paisagem, após os alunos apresentarem seus significados para o termo o professor deverá expor uma idéia de paisagem mais ampla possível.
- Segunda etapa, peça que os alunos escrevam um texto sobre a paisagem, desde a saída de casa ate a chegada á escola.
- Cada aluno deve expor um pouco do que escreveu para seus colegas de classe.
- Saia da sala de aula com os alunos para dar um passeio no bairro para observar e tirar foto da paisagem.
- Dividir a turma em grupo, para que possam montar uma maquete sobre a paisagem que observaram durante o passeio, utilizando materiais reciclados para a confecção.
- Cada grupo deve falar brevemente sobre sua maquete, para seus colegas de classe, após expor as maquetes nas dependências da escola.
- Confecção de um quebra-cabeça (foto xerocada das paisagens observadas no passeio), depois de concluído deixar na biblioteca para que outros alunos tenham acesso.
Recursos:
- Folha de oficio;
- Lápis;
- Materiais reciclados como caixinha de sabonete de pasta de dente, tampas de garrafa, lã, papelão, etc;
- Folhas secas de árvores, argila, areia;
- Máquina fotográfica digital;
- Xerox das fotos;
- Cartolina, cola e tesoura.
Instrumentos/critérios de avaliação:
A avaliação será continua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, como atingiu os objetivos propostos, o relacionamento com os colegas e com a professora.
Cronograma de execução do projeto:
O projeto será desenvolvido em cinco aulas.
Conteúdo:Paisagem Local
Justificativa:
É importante que os alunos entendam a relação existente entre o ser humano e a natureza e uma das formas de perceber está relação é a observação da paisagem.
Objetivos:
- Observar e identificar as diferentes formas pelas quais a natureza se apresenta na paisagem local: nas construções e moradias, na distribuição da população, na organização do bairro, nas formas de lazer, etc;
- Desenvolver a criatividade e a memória;
Conteúdos:
- Paisagem local;
- Produção de texto;
- Quebra - cabeça.
- Confecção de maquete.
Procedimentos Metodológicos:
- Fazer uma dinâmica inicial com os alunos sobre qual e quais são os entendimentos com os alunos sobre paisagem, após os alunos apresentarem seus significados para o termo o professor deverá expor uma idéia de paisagem mais ampla possível.
- Segunda etapa, peça que os alunos escrevam um texto sobre a paisagem, desde a saída de casa ate a chegada á escola.
- Cada aluno deve expor um pouco do que escreveu para seus colegas de classe.
- Saia da sala de aula com os alunos para dar um passeio no bairro para observar e tirar foto da paisagem.
- Dividir a turma em grupo, para que possam montar uma maquete sobre a paisagem que observaram durante o passeio, utilizando materiais reciclados para a confecção.
- Cada grupo deve falar brevemente sobre sua maquete, para seus colegas de classe, após expor as maquetes nas dependências da escola.
- Confecção de um quebra-cabeça (foto xerocada das paisagens observadas no passeio), depois de concluído deixar na biblioteca para que outros alunos tenham acesso.
Recursos:
- Folha de oficio;
- Lápis;
- Materiais reciclados como caixinha de sabonete de pasta de dente, tampas de garrafa, lã, papelão, etc;
- Folhas secas de árvores, argila, areia;
- Máquina fotográfica digital;
- Xerox das fotos;
- Cartolina, cola e tesoura.
Instrumentos/critérios de avaliação:
A avaliação será continua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, como atingiu os objetivos propostos, o relacionamento com os colegas e com a professora.
Cronograma de execução do projeto:
O projeto será desenvolvido em cinco aulas.
2- PLANO DE AULA
Conteúdos:
-Sistemas naturais
-Ambientes do campo e da cidade
-Sistemas naturais
-Ambientes do campo e da cidade
Desenvolvimento
Conversar com os alunos informalmente sobre situações de uso inadequado dos ambientes. Pedir que dêem exemplos que conhecem ou de que já ouviram falar. Nos exemplos trazidos pela turma, solicite que exponham quais seriam as prováveis causas das situações apresentadas e quais recursos ficaram comprometidos. Ouvir as opiniões de todos e em seguida propor que examinem as fotografiasem anexo. Peça que observem os detalhes e que descrevam as características de cada um dos lugares, identificando problemas ambientais decorrentes de usos inadequados. Em pequenos grupos, eles poderão conversar sobre os eventuais usos que levaram a tais situações, organizar um pequeno quadro com as informações, numerando e nomeando as imagens e anotando problemas no uso e riscos oferecidos às pessoas e ambientes.
# Retomar os quadros preparados pelos alunos na aula anterior e, se necessário, completar com novas informações. Mostre, por exemplo, que a retirada das coberturas vegetais expõe o solo às águas das chuvas e ao escoamento superficial, contribuindo para acelerar processos erosivos e para intensificar o assoreamento de rios e córregos. Na cidade, a ocupação de encostas traz riscos de desmoronamento, ameaçando a vida de habitantes que não têm outras opções de moradia. No campo, o lençol de escoamento em solos expostos provoca ravinas ou escavações conhecidas como voçorocas, comprometendo a sua fertilidade. Destaque também que o acréscimo de matérias orgânicas nas águas dos rios pode causar o aumento do consumo de oxigênio pela ação de bactérias, comprometendo as formas de vida. Os dejetos jogados nos rios podem causar também a contaminação da água por resíduos tóxicos. Como já é conhecida, a poluição atmosférica por meio das instalações industriais, sistemas de energia e veículos comprometem a qualidade do ar pelo acréscimo de diversas substâncias, como o dióxido de carbono e de enxofre, chumbo e materiais particulados.
Com base na observação das imagens, proponha que os estudantes tragam imagens com outras situações de uso inadequado dos sistemas naturais no campo e na cidade. Auxilie a turma a montar um painel coletivo com as imagens selecionadas e proponha que escrevam um título para o trabalho e legendas para as fotografias. Sugira à turma que pense sobre usos alternativos e sustentáveis para as situações apresentadas. Com os alunos, organize na lousa um texto coletivo com as principais idéias e conclusões.
Conversar com os alunos informalmente sobre situações de uso inadequado dos ambientes. Pedir que dêem exemplos que conhecem ou de que já ouviram falar. Nos exemplos trazidos pela turma, solicite que exponham quais seriam as prováveis causas das situações apresentadas e quais recursos ficaram comprometidos. Ouvir as opiniões de todos e em seguida propor que examinem as fotografias
# Retomar os quadros preparados pelos alunos na aula anterior e, se necessário, completar com novas informações. Mostre, por exemplo, que a retirada das coberturas vegetais expõe o solo às águas das chuvas e ao escoamento superficial, contribuindo para acelerar processos erosivos e para intensificar o assoreamento de rios e córregos. Na cidade, a ocupação de encostas traz riscos de desmoronamento, ameaçando a vida de habitantes que não têm outras opções de moradia. No campo, o lençol de escoamento em solos expostos provoca ravinas ou escavações conhecidas como voçorocas, comprometendo a sua fertilidade. Destaque também que o acréscimo de matérias orgânicas nas águas dos rios pode causar o aumento do consumo de oxigênio pela ação de bactérias, comprometendo as formas de vida. Os dejetos jogados nos rios podem causar também a contaminação da água por resíduos tóxicos. Como já é conhecida, a poluição atmosférica por meio das instalações industriais, sistemas de energia e veículos comprometem a qualidade do ar pelo acréscimo de diversas substâncias, como o dióxido de carbono e de enxofre, chumbo e materiais particulados.
Com base na observação das imagens, proponha que os estudantes tragam imagens com outras situações de uso inadequado dos sistemas naturais no campo e na cidade. Auxilie a turma a montar um painel coletivo com as imagens selecionadas e proponha que escrevam um título para o trabalho e legendas para as fotografias. Sugira à turma que pense sobre usos alternativos e sustentáveis para as situações apresentadas. Com os alunos, organize na lousa um texto coletivo com as principais idéias e conclusões.
Recursos:
Fotografias de ambientes rurais e urbanos que mostrem a degradação do uso dos recursos naturais, lápis, borracha, papel pardo e canetinhas.
Fotografias de ambientes rurais e urbanos que mostrem a degradação do uso dos recursos naturais, lápis, borracha, papel pardo e canetinhas.
Avaliação
Para avaliar a aprendizagens dos alunos, leve em conta a produção realizada ao longo da seqüência didática. Leve em conta os objetivos previstos inicialmente para avaliar a evolução do aluno no que diz respeito à sua capacidade de expressão, escrita, compreensão do tema e da leitura e interpretação das imagens. Considere também a participação de todos nos trabalhos individuais e coletivos e nas rodas de conversa.
ATENÇÃO ALUNOS
ALGUNS TEMAS PARA VOCÊS DESENVOLVER
ATIVIDADES
Meios
de Transporte
IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
A
Indústria no Brasil
Para avaliar a aprendizagens dos alunos, leve em conta a produção realizada ao longo da seqüência didática. Leve em conta os objetivos previstos inicialmente para avaliar a evolução do aluno no que diz respeito à sua capacidade de expressão, escrita, compreensão do tema e da leitura e interpretação das imagens. Considere também a participação de todos nos trabalhos individuais e coletivos e nas rodas de conversa.
ATENÇÃO ALUNOS
ALGUNS TEMAS PARA VOCÊS DESENVOLVER
ATIVIDADES
Meios de transporte
O uso dos meios de transporte
começou com a própria história do homem. Uma das grandes invenções humanas foi
a roda, que mudou o destino da humanidade.
Mesmo com a invenção da roda, o homem
continuou a usar a força de seus músculos para transportar cargas e pessoas.
Com o aperfeiçoamento da roda e o
uso dos animais, as carroças tornaram-se mais rápidas e apareceram as
carruagens, que eram puxadas por vários cavalos ao mesmo tempo.
Por volta de 1878, vieram as
locomotivas a vapor. Hoje as velhas locomotivas, como a Maria-Fumaça, são
atrações turísticas de museus históricos. Com a invenção do motor a explosão,
tudo estava pronto para a fabricação dos primeiros automóveis, que iriam modificar
até mesmo a paisagem das grandes cidades, exigindo o alargamento de ruas e
avenidas.
A modernização dos transportes, como
o metrô, aviões supersônicos e as naves espaciais, não fez desaparecer alguns
meios de transporte mais antigos.
Na zona rural as pessoas ainda usam
como meio de transporte cavalo, carroça, carros de boi e canoas feitas de
tronco de árvore, que são muito utilizadas na Amazônia e em outras regiões do
Brasil.
O uso dos meios de
transporte começou com a própria história do homem. Uma das grandes invenções
humanas foi a roda, que mudou o destino da humanidade.
Mesmo com a invenção da
roda, o homem continuou usar a força de seus músculos para transportar cargas e
pessoas.
Com o aperfeiçoamento da
roda e o uso dos animais, as carroças tornaram-se mais rápidas e apareceram as
carruagens, que eram puxadas por vários cavalos ao mesmo tempo.
Por volta de 1878, vieram
as locomotivas a vapor. Hoje as velhas locomotivas, como a Maria-Fumaça, são
atrações turísticas de museus históricos. Com a invenção do motor a explosão,
tudo estava pronto para a fabricação dos primeiros automóveis, que iriam
modificar até mesmo a paisagem das grandes cidades, exigindo o alargamento de
ruas e avenidas.
A modernização dos
transportes, como o metrô, aviões supersônicos e naves espaciais, não fez
desaparecer alguns meios de transporte mais antigos.
Na zona rural, as pessoas
ainda usam como meio de transporte cavalo, carroças, carros de boi e as canoas
feitas de tronco de árvore, que são muito utilizadas na Amazônia e em outras
regiões do Brasil
O
Brasil mantém relações comerciais com quase todos os países do mundo exportando
e importando produtos.
O
Brasil exporta café, soja, açúcar, suco de laranja, minério de ferro, minério
de manganês, veículos, aparelhos elétricos, calçados, etc.
O
Brasil importa petróleo, carvão, maquinas industriais, produtos eletrônicos e
químicos, veículos e cereais.
Para
desenvolver essas atividades internas e com outros países, são utilizados meios
de transporte para que, por meio deles, as mercadorias cheguem ao seu destino.
Existem
transportes ferroviário, aéreo, marítimo, fluvial e rodoviário, que é o mais
usado no Brasil.
Sendo
o transporte rodoviário mais utilizado para a distribuição dos produtos no
território nacional, ele tornou-se extremamente caro, por causa do alto preço
dos combustíveis, das peças e dos veículos.
Em
consequência disso, o preço dos produtos, de maneira geral, acaba encarecendo
também.
A
indústria utiliza máquinas que permitem a extração e a transformação de
produtos em muita quantidade.
A
indústria pode ser extrativa ou de transformação.
As indústrias extrativas trabalham na retirada ou na
extração dos produtos naturais (vegetais, animais e minerais).
As indústrias extrativas vegetais extraem madeiras e
folhas de ervas e outros produtos diretamente da natureza.
As indústrias extrativas animais dedicam-se à caça e à
pesca e precisam de licenças especiais para funcionar, porque é proibido caçar
e pescar na época de reprodução dos animais.
As indústrias extrativas minerais fazem a extração de
minerais das rochas. Esse trabalho é feito nas minas de garimpos.
Depois de extraídos, muitos produtos naturais se
transformam em matéria-prima para as indústrias de transformação.
As indústrias de transformação são aquelas que
transformam a matéria-prima em produtos industrializados. Essas indústrias
podem ser de base e de bens de consumo.
A INDUSTRIA NO BRASIL
As indústrias de base trabalham diretamente com a
matéria-prima, transformando-a para ser utilizada no preparo de outros
produtos. As indústrias química, mecânica, siderúrgica, e metalúrgica são
indústrias de base.
As indústrias de
bens de consumo transformam a matéria-prima em produtos que vão diretamente
para os consumidores. Exemplo: indústrias alimentícias, de bebidas,
automobilísticas, têxteis, editoriais e gráficas, eletroeletrônicas, etc.
Em vários estados brasileiros foram instalados centros de
distritos industriais. São áreas localizadas fora dos centros urbanos onde
estão instaladas várias indústrias.
O MILHO VIROU FUBÁ.
O FUBÁ VIROU BROA.
A CANA VIROU GARAPA.
E AÇUCAR É COISA BOA!
A que tipo de indústria extrativo se refere
os produtos do poema?
_______________________________________________________________
Quais as matérias-primas citadas nos versos?
_______________________________________________________________
Quais os produtos industrializados citados?
_______________________________________________________________
Que tipo de
indústria produziu esses produtos?
Maquete
de uma fábrica
Materiais:
·
placas
de isopor
·
caixas
de sapatos de vários tamanhos
·
rolinhos
de papel higiênico
·
papel
crepom verde
·
palitos
de fósforo e picolé
·
retalhos
de tecido
·
areia
·
pedregulhos
·
tampas
de vários tamanhos
·
caminhãozinho
de plástico (com carroceria)
·
fita
crepe
·
botões
Instruções:
·
Com o
material acima o aluno poderá usar a sua criatividade sobrepondo e colando
caixas pequenas sobre as grandes, formando a estrutura do prédio.
·
Oriente
os alunos para que pintem o prédio com tinta guache.
·
Rolinhos
de papel higiênico forrados ou pintados com guache poderão ser colados
verticalmente em cima das caixas, para fazer as chaminés.
·
As
portas poderão ser confeccionadas de tecido, enrolado no palito de fósforo e
colado onde o aluno quiser.
·
O prédio
completo deverá ser fixado sobre a placa de isopor.
·
A
vegetação pode ser feita de papel crepom picadinho (gramado) e papel crepom
enroladinho, coladas no palito de picolé (árvore).
·
Poderão
ser colocados bandeiras de tecido nos telhados.
·
Botões
imitarão holofotes.
·
Caminhão
de transporte na frente da porta principal dá idéia de carregamento ou
descarregamento de material.
·
Os
outros materiais não especificados serão usados conforme a criatividade do
aluno.
A cidade: zona urbana
A cidade é a parte do município onde predominam as construções para moradias, lojas e fábricas e também ruas e avenidas.
Toda cidade tem um centro, que é a parte mais movimentada e, às vezes, mais antiga da cidade. É no centro que se concentram as maiores lojas, os bancos, os escritórios, as igrejas, os cinemas, etc.
Nas cidades pequenas, o movimento de pessoas e de veículos é menor, as ruas e avenidas são mais estreitas e a quantidade de prédios é pequena. Já nas cidades médias e grandes há mais ruas, avenidas e bairros. Há também mais prédios e o trânsito é mais intenso. Nos bairros das grandes cidades geralmente há praças, igrejas, supermercados, farmácias, hospitais, escolas, cinemas, bancos, lojas, etc.
Os bairros podem ser residenciais, comerciais ou industriais. Nos bairros residenciais predominam as casas e os prédios que servem de moradia. Às vezes também existe um pequeno comércio: padaria, açougue, farmácia, banca de jornal, etc.
Nos bairros comerciais prevalecem as casas comerciais. O trânsito de pessoas e veículos é intenso. Por isso muitos desses bairros são poluídos por causa da fumaça dos carros, caminhões e ônibus.Nos bairros industriais há mais construções de fábricas, pátios de estacionamento e trânsito de caminhões. Devido à fumaça que sai das chaminés das fábricas e dos escapamentos dos caminhões, o ar nesses bairros pode ser muito poluído. Às vezes podemos encontrar, em um mesmo bairro, residências, hospitais, casas comerciais e até pequenas indústrias.A vida na cidade é mais agitada do que a vida no campo.
Quanto maior a cidade, mais o dia-a-dia de seus habitantes é agitado e difícil por causa do trânsito congestionado, do alto preço dos produtos e serviços, da violência, etc., principalmente para as pessoas que moram nos subúrbios. Os moradores da cidade trabalham em bancos, oficinas, escritórios, lojas, escolas, bibliotecas, hospitais, repartições públicas, etc.
Geralmente, na cidade, há várias opções de diversão e lazer: cinemas, teatros, praças, clubes, parques de diversões, museus, centros esportivos, circos, estádios de futebol, exposições, atrações turísticas e, em algumas cidades, praias. Além disso, acontecem festas folclóricas, religiosas e cívicas. As condições de vida na cidade não são iguais para todos os moradores. Uma parte das moradias tem água encanada, rede de esgotos, energia elétrica, gás, telefone. Muitas pessoas, porém, enfrentam grandes dificuldades, vivendo sem conforto nem segurança em favelas, cortiços ou embaixo de viadutos ou pontes. As pessoas do campo costumam ver na cidade a esperança de uma vida melhor, com mais conforto. Porém grande parte da população urbana enfrenta sérios problemas, como desemprego, falta de moradia, poluição, violência, transportes coletivos deficientes, etc.
A comunidade
Geralmente, as pessoas procuram viver em grupo e gostam da companhia dos
familiares e dos amigos. Um grupo de pessoas que vivem em um mesmo
local, trabalhando, divertindo-se ou realizando atividades juntas forma uma comunidade.
Em uma comunidade as pessoas dependem umas das outras.
Nela todas devem procurar:
.viver
unidas;
.colaborar
umas com as outras;
.respeitar
as regras;
.exigir
seus direitos e cumprir seus deveres.
Direitos e deveres
Em uma comunidade todas as pessoas têm direitos
e deveres; chamamos isso de cidadania.
Direito é tudo o que podemos fazer e exigir.
Dever é o que
temos a obrigação de cumprir.Direito é tudo o que podemos fazer e exigir.
As pessoas têm o direito de andar em ruas limpas.
Mas também têm o dever de não jogar lixo nas ruas.
Para ser um cidadão é preciso respeitar os direitos das outras pessoas.
Todo cidadão tem direito...
ao
trabalho. a estudar numa escola
qualificada. à alimentação diária. a morar com dignidade.
ao
divertimento nas horas de lazer.
É dever de todo cidadão...
respeitar
as normas na empresa onde trabalha. respeitar
as leis de um País.
zelar
pelos bens públicos. respeitar as outras
pessoas, sem impor regras.
Observe quantos grupos diferentes podem formar uma comunidade:
A vegetação depende do clima, do relevo e do solo. Por isso, cada região tem um tipo de vegetação.
Os principais tipos de vegetação do Brasil são: florestas ou matas, cerrado, caatinga, campos, vegetação do pantanal e vegetação litorânea.
Nas florestas ou matas predominam vegetais de grande porte.
As principais florestas brasileiras são:
Floresta amazônica: localiza-se ao norte do Brasil. Apresenta uma imensa variedade de vegetais e animais. É a mais extensa floresta brasileira. Apresenta vegetais de todos os tamanhos, mas destacam-se as árvores altas, de folhas largas e troncos grossos. É uma mata fechada (com árvores muito juntas), úmida e escura.
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