6 de abril de 2013

A História Social da Infância e da Família e Educação na Contemporaneidade


A História Social da Infância e da Família

O tratamento dado à criança, pela família e sociedade, tem sofrido profundas modificações durante a história, estando relacionado à visão política, social e econômica de cada etapa de vida em sociedade. Cada sociedade, em certo momento histórico, apresenta uma visão a respeito da infância e os direitos a ela conferida, bem como ao papel atribuído à família.

A visão sobre a infância varia amplamente: de centro das atenções do mundo adulto, quando considerada como um adulto em potencial, até o completo abandono à sua própria sorte. Quanto mais se retorna ao princípio da história da humanidade, mais se encontram pais e sociedade pouco envolvidos com os cuidados de seus filhos.
Cenas do filme “Feios sujos e malvados”O filme se passa em uma favela de Roma nos anos 60.

Portanto, falar de família, envolve definições muito complexas e, quando se fala de criança na família, a complexidade torna-se maior à medida da necessidade de se discorrer sobre a trajetória histórica da convivência dessas duas realidades. As relações entre crianças e adultos foram se transformando ao longo da história. Durante muito tempo, a criança foi vista, como miniatura de adulto, passando por sucessivas mudanças, a partir do século XV.
Educação na Contemporaneidade:
Qual o sentido da educação escolar hoje?
 
OBJETIVOS
• Refletir sobre a educação na contemporaneidade e suas principais mudanças;
• Identificar os papéis atribuídos ao professor no contexto do capitalismo
Para uma reflexão  sobre a importância e o sentido da educação na cena contemporânea veja o video.