TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL-A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE
CONTEÚDO PARA ALUNOS DA FORMAÇÃO DE DOCENTE
A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE
O jogo humano requer a capacidade de se relacionar com diferentes parceiros e com eles comunicar-se por meio de diferentes linguagens, para criar o novo e tomar decisões. É algo culturalmente determinado.
O JOGO SIMBÓLICO também conhecido como faz deconta, é ferramenta para a criação dafantasia, necessária a leituras não convencionais do mundo. Abre caminho para a autonomia, a criatividade, a exploração de significados e sentidos. Atua sobre a capacidade da criança de imaginar e de representar, articulada com outras formas de expressão. São os jogos, ainda, instrumentos para aprendizagem de regras sociais.
Apesar de atualmente ainda existir a ideia de que brincar serve apenas como distração ou divertimento para ocupar o tempo dos mais pequenos, os estudos têm revelado a importância desta atividade para o desenvolvimento integral das crianças.
Brincar é indispensável para a saúde física, emocional e intelectual da criança. Para além de lhe trazer satisfação, promove o seu desenvolvimento pessoal, social e cognitivo, facilita os processos de aprendizagem, sociabilização, comunicação, expressão e construção do conhecimento, e contribui para a sua saúde mental. Contribui ainda para a eficiência e o equilíbrio na idade adulta, dando origem a uma predisposição para o trabalho.
Através do brincar a criança experimenta, inventa e reinventa, analisa, compara e cria. Ao brincar sozinha ou com os pares, a criança aprende a organizar as suas ideias e a comunicar consigo mesma e com os outros. Desenvolve a sua imaginação e criatividade, a perceção, as capacidades sensório-motoras e linguísticas, bem como o sentido de cooperação e de relacionamento interpessoal.
O brincar promove diversos aspetos do desenvolvimento da criança, nomeadamente:
Afetividade: brincar com bonecos, ursinhos e outros brinquedos que permitem a dramatização de situações de vida potencia a resolução de problemas afetivos da criança;
Motricidade: brincar com bolas, chocalhos, jogos de encaixe e de empilhar permite o desenvolvimento da motricidade da criança;
Inteligência: jogos de tipo quebra–cabeça, construção e estratégia permitem o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato;
Sociabilidade: nas brincadeiras com adultos ou com os pares a criança aprende a interagir, cooperar e relacionar-se com os outros, desenvolvendo competências de relação interpessoal;
Criatividade: brincar com marionetes, jogos de montar, disfarces, e instrumentos musicais potencia o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.
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