28 de março de 2013

TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL-A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE

CONTEÚDO PARA ALUNOS DA FORMAÇÃO DE DOCENTE

A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE


       O jogo humano requer a capacidade de se relacionar com diferentes parceiros e com eles comunicar-se por meio de diferentes linguagens, para criar o novo e tomar decisões. É algo culturalmente determinado.

O JOGO SIMBÓLICO também conhecido como faz deconta, é ferramenta para a criação dafantasia, necessária a leituras não convencionais do mundo. Abre caminho para a autonomia, a criatividade, a exploração de significados e sentidos. Atua sobre a capacidade da criança de imaginar e de representar, articulada com outras formas de expressão. São os jogos, ainda, instrumentos para aprendizagem de regras sociais.

 Apesar de atualmente ainda existir a ideia de que brincar serve apenas como distração ou divertimento para ocupar o tempo dos mais pequenos, os estudos têm revelado a importância desta atividade para o desenvolvimento integral das crianças.

Brincar é indispensável para a saúde física, emocional e intelectual da criança. Para além de lhe trazer satisfação, promove o seu desenvolvimento pessoal, social e cognitivo, facilita os processos de aprendizagem, sociabilização, comunicação, expressão e construção do conhecimento, e contribui para a sua saúde mental. Contribui ainda para a eficiência e o equilíbrio na idade adulta, dando origem a uma predisposição para o trabalho.                                                                                              
 
Através do brincar a criança experimenta, inventa e reinventa, analisa, compara e cria. Ao brincar sozinha ou com os pares, a criança aprende a organizar as suas ideias e a comunicar consigo mesma e com os outros. Desenvolve a sua imaginação e criatividade, a perceção, as capacidades sensório-motoras e linguísticas, bem como o sentido de cooperação e de relacionamento interpessoal.
O brincar promove diversos aspetos do desenvolvimento da criança, nomeadamente:
Afetividade: brincar com bonecos, ursinhos e outros brinquedos que permitem a dramatização de situações de vida potencia a resolução de problemas afetivos da criança;
Motricidade: brincar com bolas, chocalhos, jogos de encaixe e de empilhar permite o desenvolvimento da motricidade da criança;
Inteligência: jogos de tipo quebra–cabeça, construção e estratégia permitem o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato;
Sociabilidade: nas brincadeiras com adultos ou com os pares a criança aprende a interagir, cooperar e relacionar-se com os outros, desenvolvendo competências de relação interpessoal;
Criatividade: brincar com marionetes, jogos de montar, disfarces, e instrumentos musicais potencia o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.

Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligados. A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança contribui para o processo de apropriação de signos sociais. Cria condições para uma transformação significativa da consciência infantil, por exigir das crianças formasmais complexas de relacionamento com o mundo. Por meio da brincadeira, a criança pequena exercita capacidades como: representar o mundo e distinguir pessoas. Ao brincar, a criança passa a compreenderas características dos objetos, seu funcionamento,os elementos da natureza e os acontecimentossociais.

A brincadeira permite a construção de novas possibilidades de ação e formas inéditas de arranjar os elementos do ambiente. Os objetos manipulados na brincadeira são usados de modo simbólico, como um substituto para outros, por intermédio de gestos imitativos reprodutores de posturas, expressões everbalizações que ocorrem no ambiente da criança. Ao imitar o outro, as crianças necessitam, captar o modelo em suas características básicas, percebendo-o em sua plasticidade perceptivo-postural, conforme se ajustam afetivamente a ele.

As interações infantis nas brincadeiras, quando a criança e seus parceiros confrontam suas próprias “zonas dedesenvolvimento proximal “, leva-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas estruturas autorreguladoras de ação, ou seja, modos pessoais historicamente construídos de pensar, sentir, memorizar, mover-se, gesticular, etc. A  ação criativa necessita da imaginação, que depende de rica e variada experiência prévia e se desenvolve especialmente por meio da brincadeira simbólica. A imaginação desenvolve-se por toda a vida. Ela é livre, embora ainda pobre na criança, ao passo que o adulto, por ter uma experiência mais diversificada, pode experimentar uma função imaginativa extremamente rica e madura.

A imaginação e a emoção estão vinculadas. Ao mesmo tempo em que as imagens da fantasia selecionam e recombinam elementos da realidade segundo o estado interior do indivíduo, os sentimentose alegrias de personagens imaginários o emocionam. Para se desenvolver, a função imaginativa depende da experiência, das necessidades e interesses, da capacidade combinativa exercitada na atividade de dar forma material aos seus frutos – os conhecimentos técnicos e as tradições, ou seja, os modelos de criação que influem no ser humano. 

Brincar significa aprender, pois cria um espaço para pensar, potenciando o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento, das relações sociais, dos conhecimentos e da criatividade.

 

…Para além de tudo isto brincar é um direito de todas as crianças…

PLASTICIDADE= Capacidade de um sujeito para adaptar-se às condições ambiente.