21 de setembro de 2011

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -

TRABALHANDO VALORES 

DIA DO TRABALHO










TRABALHANDO A SEMANA DA PÁSCOA


ATIVIDADES:
TRABALHAR COM OS ALUNOS OS SÍMBOLOS PÁSCAIS, DESENHOS,RECORTES ,CONFECÇÃO DE CARTÕES PARA A FAMÍLIA
DESCREVENDO O SIGNIFICADO PARA CADA UM.
CONFEÇÃO DE UM CARTAZ POR TODOS.











A HISTÓRIA DA GALINHA RUIVA

Os Alunos da Sala de Recursos,
participando das atividades em Dobradura, com o Tema
"A História da Galinha Ruiva"

 Objetivo:
 Estimular a criatividade, Exteriorizar emoções,
sentimentos, expressar idéias, incentivar o trabalho coletivo,
provovendo a socialização e o entrosamento e principalmente 
trabalhando valores.

     O trabalho do alunos está exposto no refeitório e
convidamos os Pais para  visualizar,  e valorizar a criatividade
dos seus  filhos.













 

 
Atividade para criancas,  dinâmica de grupo do feiticeiro
Dia das bruxas
 Dinâmica: " O feitiço
                                    virou contra o feitiçeiro"
 
Objetivo: Mostrar para a turma que antes de pedir para alguém fazer alguma coisa que se coloque no lugar do outro, pois provavelmente ele não faria o que escolheu para o outro grupo fazer.
 
Materiais: - A sala de aula e os alunos.
 
Procedimento: Divide-se a turma em dois grupos e pede-se para que cada grupo escolha dois micos para o outro grupo. Após a escolha do mico nomeia-se um lider de cada grupo que fala em voz alta para todos os  micos  escolhidos.
                               Após a divulgação o professor diz que o nome da brincadeira é o feitiço virou contra o feitiçeiro e que os grupos farão os micos escolhidos por eles mesmos.


 
Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"
 
Objetivo: Estimular  a  autoestima
 
Materiais: um chapéu e um espelhoO espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
 
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Pode ser feito com alunos ou mesmo com um grupo de idosos, a emoção é grande e aflora o sentimento e a amizade depois de dizer suas qualidade.
 
MEDO DE DESAFIOS
 
Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
 
Procedimento:Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro.
Coloque no fundo o chocolate e umbilhete: COMA O CHOCOLATE!
Pede-se a turma que faça um círculo.
O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma:
-Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida,vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa semreclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo quepode ser uma tarefa extremamente dificil ou vergonhosa).
 
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está acaixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo:
 Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quandofinalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
 
Objetivos:O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possamrepresentar perigo ou vergonha.
 
Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafiosque são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz noticia.