ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -
TRABALHANDO VALORES
DIA DO TRABALHO
TRABALHANDO A SEMANA DA PÁSCOA
ATIVIDADES:
TRABALHAR COM OS ALUNOS OS SÍMBOLOS PÁSCAIS, DESENHOS,RECORTES ,CONFECÇÃO DE CARTÕES PARA A FAMÍLIA
DESCREVENDO O SIGNIFICADO PARA CADA UM.
CONFEÇÃO DE UM CARTAZ POR TODOS.
A HISTÓRIA DA GALINHA RUIVA
Os Alunos da Sala de Recursos,
participando das atividades em Dobradura, com o Tema
"A História da Galinha Ruiva"
Objetivo:
Estimular a criatividade, Exteriorizar emoções,
sentimentos, expressar idéias, incentivar o trabalho coletivo,
provovendo a socialização e o entrosamento e principalmente
trabalhando valores.
O trabalho do alunos está exposto no refeitório e
convidamos os Pais para visualizar, e valorizar a criatividade
dos seus filhos.
Atividade para criancas, dinâmica de grupo do feiticeiro
Dia das bruxas
Dinâmica: " O feitiço
virou contra o feitiçeiro"
virou contra o feitiçeiro"
Objetivo: Mostrar para a turma que antes de pedir para alguém fazer alguma coisa que se coloque no lugar do outro, pois provavelmente ele não faria o que escolheu para o outro grupo fazer.
Materiais: - A sala de aula e os alunos.
Procedimento: Divide-se a turma em dois grupos e pede-se para que cada grupo escolha dois micos para o outro grupo. Após a escolha do mico nomeia-se um lider de cada grupo que fala em voz alta para todos os micos escolhidos.
Após a divulgação o professor diz que o nome da brincadeira é o feitiço virou contra o feitiçeiro e que os grupos farão os micos escolhidos por eles mesmos.
Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"
Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelhoO espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Pode ser feito com alunos ou mesmo com um grupo de idosos, a emoção é grande e aflora o sentimento e a amizade depois de dizer suas qualidade.
MEDO DE DESAFIOS
Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
Procedimento:Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro.
Coloque no fundo o chocolate e umbilhete: COMA O CHOCOLATE!
Pede-se a turma que faça um círculo.
O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma:
-Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida,vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa semreclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo quepode ser uma tarefa extremamente dificil ou vergonhosa).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está acaixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo:
Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quandofinalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
Objetivos:O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possamrepresentar perigo ou vergonha.
Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafiosque são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz noticia.
<< Página inicial