MEUS ALUNOS TRABALHANDO O LÚDICO-MET DA MATEMÁTICA
COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO DE ANDRADE
ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL
TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS-FORMAÇÃO DOCENTE
LUCAS HENRIQUE DE LIMA MARQUES
IURY PINHEIRO
MARCEL DE SOUZA
LUCAS |
Disciplina:
Metodologia da Matemática
Objetivo do Trabalho
Este projeto tem como objetivo, estimular o interesse
e a participação dos alunos, através de aulas diferenciadas.
Sendo assim o uso de jogos e curiosidades no
ensino de matemática, busca fazer com que as alunos gostem de aprender essa
disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno
envolvido.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a linguagem matemática de forma lúdica.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Proporcionar ao aluno atividades lúdicas e desafiadoras;
MARCEL |
Favorecer o desenvolvimento de atitudes de segurança para resolver problemas.
Disciplina:
Matemática
Finalidade: trabalhar raciocínio, atenção e as operações:
adição e subtração.
Materiais: E.V.A. em várias cores (para fazer o quadrado e as fichas de número.
Faixa
etária: a
partir de 04 anos
Número de
participantes: 02
IURY |
Finalidade: trabalhar raciocínio, atenção e as operações:
adição e subtração.
Materiais: E.V.A. em várias cores (para fazer o quadrado e as fichas de número.
REGRAS DO JOGO =O professor escolhe as bases para formar o quadrado, depois pede à criança que coloque o círculo com o número que represente a soma dos quadradinhos da base.
Pode ser feito o inverso: colocar 02 ou 03 bases e o círculo com o número. A criança deverá escolher as bases que contemplarão o quadrado de modo que a soma das estrelas corresponda ao número do círculo.
Da mesma forma, pode-se brincar com a subtração, retirando a base do quadrado.
Dominó da Multiplicação
Disciplina: Matemática
Faixa Etária: Alunos do 2º ao 6º Ano do Ensino Fundamental
Faixa Etária: Alunos do 2º ao 6º Ano do Ensino Fundamental
Número de
participantes: 02
ou mais
Objetivos: Compreender e memorizar os fatos fundamentais da multiplicação;
Metodologia:Construção da tabuada;Competição com jogos;Desafios matemáticos;
Atividades escritas.
Justificativa:O ensino da tabuada sempre foi
um dos grandes desafios para os professores de Matemática. Crianças de todas as
épocas sempre tiveram dificuldades em memorizar os resultados dos
chamados fatos fundamentais da multiplicação, popularmente conhecidos como
"tabuada de vezes".
Porém, percebemos que sem
saber a tabuada "de cor" o aluno apresenta muito mais dificuldade
para realizar cálculos e resolver problemas que envolvam multiplicação e
divisão.
Cronograma do Trabalho:Preparação do Material necessário
para a execução do trabalho.
Caixa contendo a tabuada;
Atividades envolvendo
multiplicação;
Estabelecer os
combinados(regras);
Anunciar a 1ª tarefa (todos
deverão construir a tabuada do 2 ao 9 no caderno e estudá-la)
Dominó de multiplicação;
Atividades envolvendo
multiplicação;
Atividades envolvendo divisão;
OBS.:As competições poderão
ser realizadas pelo grupo todo ou se preferir sortear um aluno para que
represente o grupo na realização daquela tarefa.
Avaliação: Espera-se
que após a realização de todas as etapas do projeto os alunos possam ter menos
dificuldades para realizar a atividades envolvendo a multiplicação.
<< Página inicial