26 de abril de 2013

MEUS ALUNOS TRABALHANDO O LÚDICO-MET DA MATEMÁTICA



COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO DE ANDRADE
ENS. FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL
TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS-FORMAÇÃO DOCENTE
LUCAS HENRIQUE DE LIMA MARQUES
IURY PINHEIRO
MARCEL DE SOUZA
 
LUCAS
Série: 3º “A” Formação de Docentes
Disciplina: Metodologia da Matemática
Trabalho: Desenvolvimento de Plano de Aula
Objetivo do Trabalho
Este projeto tem como objetivo, estimular o interesse e a participação dos alunos, através de aulas diferenciadas.

 




Sendo assim o uso de jogos e curiosidades no ensino de matemática, busca fazer com que as alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido.

 


OBJETIVO GERAL
Desenvolver a linguagem matemática de forma lúdica.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

Proporcionar ao aluno atividades lúdicas e desafiadoras;
MARCEL
Estimular o gosto pela matemática através de jogos educativos;
Favorecer o desenvolvimento de atitudes de segurança para resolver problemas.
Disciplina: Matemática 
Faixa etária: a partir de 04 anos
Número de participantes: 02
IURY



















Finalidade: trabalhar raciocínio, atenção e as operações:
adição e subtração.
Materiais: E.V.A. em várias cores (para fazer   o quadrado e as fichas de número.

REGRAS DO JOGO =O professor escolhe as bases para formar o quadrado, depois pede à criança que coloque o círculo com o número que represente a soma dos quadradinhos da base.
Pode ser feito o inverso: colocar 02 ou 03 bases e o círculo com o número. A criança deverá escolher as bases que contemplarão o quadrado de modo que a soma das estrelas corresponda ao número do círculo.
Da mesma forma, pode-se brincar com a subtração, retirando a base do quadrado.
Dominó da Multiplicação        
Disciplina: Matemática
Faixa Etária: Alunos do 2º ao 6º Ano do Ensino Fundamental
Número de participantes: 02 ou mais
Objetivos: Compreender e memorizar os fatos fundamentais da multiplicação;
Metodologia:Construção da tabuada;Competição com jogos;Desafios matemáticos;
Atividades escritas.
Justificativa:O ensino da tabuada sempre foi um dos grandes desafios para os professores de Matemática. Crianças de todas as épocas sempre tiveram dificuldades em memorizar os resultados dos chamados fatos fundamentais da multiplicação, popularmente conhecidos como "tabuada de vezes".
Porém, percebemos que sem saber a tabuada "de cor" o aluno apresenta muito mais dificuldade para realizar cálculos e resolver problemas que envolvam multiplicação e divisão.
Cronograma do Trabalho:Preparação do Material necessário para a execução do trabalho.
Caixa contendo a tabuada;
Atividades envolvendo multiplicação;
Estabelecer os combinados(regras);
Anunciar a 1ª tarefa (todos deverão construir a tabuada do 2 ao 9 no caderno e estudá-la)
Dominó de multiplicação;
Atividades envolvendo multiplicação;
Atividades envolvendo divisão;
OBS.:As competições poderão ser realizadas pelo grupo todo ou se preferir sortear um aluno para que represente o grupo na realização daquela tarefa.
AvaliaçãoEspera-se que após a realização de todas as etapas do projeto os alunos possam ter menos dificuldades para realizar a atividades envolvendo a multiplicação.