Ao observar os resíduos
produzidos em casa e em diferentes espaços da pré-escola as crianças descobrem
que muitos materiais que costumamos jogar fora podem ser reutilizados
Objetivos
- Conscientizar as
crianças de que qualquer ser humano é um produtor de lixo.
- Fazer com que os
pequenos de 4 e 5 anos percebam a quantidade de lixo que uma família pode
produzir.
- Identificar os tipos
de lixo que podem ser reciclados.
- Diferenciar os tipos
de lixo produzidos.
Conteúdos
- Natureza e sociedade. - Lixo. - Reciclagem.
Anos -Pré-escola
Tempo estimado -Três dias
Materiais necessários
Sacos de lixo, cestos de
lixo com destinações específicas, cartolinas, tintas e canetinhas para a
confecção de cartazes e resíduos sólidos (lixo) domésticos.
Introdução
A maneira como nos
relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam, constitui o nosso
modus vivendi. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou separada da sociedade
na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo
qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o meio ambiente.
Assim sendo, quanto mais cedo as crianças perceberem que fazem parte da
natureza, tanto melhor para sua convivência futura.
Frequentemente as
crianças, particularmente as que vivem nos grandes centros urbanos, associam a
palavra natureza apenas ao campo, a um sítio, uma fazenda, à praia ou à
floresta. Poucas são aquelas que percebem o bairro da escola ou de sua
residência como natureza. Mas, é preciso que desde a Educação Infantil, os
pequenos compreendam que, ainda que transformadas pela ação humana, as cidades
onde moramos fazem parte da natureza, do ambiente.
Estimule as crianças da
sua turma a perceberem como vivem e se relacionam com a natureza e a sociedade.
Compreender quanto lixo produzimos pode ser uma importante ferramenta de
percepção para os pequenos.
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece sensibilizando
sua turma sobre o assunto "lixo". Uma sugestão é convidar as crianças
para duas atividades de observação do pátio: os pequenos podem fazer uma visita
antes do recreio e outra logo depois desse período, antes do momento da
limpeza. Você pode fotografar os mesmos lugares nos dois momentos, organizar
uma roda de conversa e mostrar as imagens às crianças. É importante que eles
relatem o que viram e que tenham percebido diferenças entre o "antes"
e o "depois".
Outra possibilidade é
fazer com que a turma visite uma das salas de atividades no final do dia e
outros espaços da escola (biblioteca, secretária, refeitório) para que possam
comparar a quantidade de lixo produzida em cada um desses ambientes. Isso cria
nas crianças a noção de que, independentemente da área de atuação das pessoas,
todos produzimos lixo.
2ª etapa
Nesta etapa é importante
que as crianças possam refletir um pouco mais sobre a produção de lixo. Você
pode solicitar que os pequenos tragam de casa a produção de um dia de lixo. Mas
é preciso tomar cuidado nessa solicitação, pois as crianças podem querer trazer
qualquer tipo de lixo. Oriente sua turma e os pais das crianças para que
separem somente resíduos inorgânicos, como as embalagens, sem arestas cortantes
e que não apresentem perigo às crianças.
Quando esses resíduos
forem trazidos, permita que as crianças os manipulem livremente. Veja se elas
brincam com o lixo e observe como elas fazem isso. Aos poucos, conduza a
brincadeira para que a turma classifique os tipos de embalagens e lance
perguntas para que eles percebam que a quantidade de lixo trazida por cada uma
das crianças muda, de acordo com os hábitos familiares. É possível, ainda, que
as crianças já queiram separar as embalagens de acordo com critérios que elas
mesmas vão estabelecer (cores, formas etc.).
Ao final, proponha uma
nova roda de conversa para que os pequenos exponham seus critérios, contem
sobre a origem do lixo produzido e avaliem a atividade.
3ª etapa
Relembre com as crianças
as atividades dos dias anteriores. Aproveite esta oportunidade para explicar
sobre a produção do lixo nas cidades e sobre a necessidade de se reduzir esta
produção.
Convide as crianças a
comentar o assunto e a rever a maneira como lidaram com o lixo no dia anterior:
existe algum tipo de lixo que possa ser reutilizado? Eles seriam capazes de
selecionar estes materiais?
Um bom exemplo é o das
folhas para desenhos. As crianças adoram desenhar e, na maioria dos casos,
desenham apenas em uma das faces do papel. Orientá-las a utilizar a outra face
pode ser uma boa sugestão.
Outra sugestão é
trabalhar com as crianças receitas culinárias feitas a partir de cascas de
frutas - que, normalmente, são desprezadas no lixo.
Você também pode
orientar as crianças para que levem as embalagens dos produtos que consomem em
casa nas grandes redes de supermercados, pois muitas já possuem postos de
coleta seletiva.
Para aproveitar a
curiosidade das crianças, organize algumas entrevistas com funcionários da
pré-escola sobre o lixo produzido. As crianças podem elaborar questões
relacionadas ao tipo de lixo, quantidade e destinação. Certamente as
merendeiras terão respostas diferentes daqueles funcionários que trabalham na
secretaria ou na biblioteca.
Tendo treinado essas
entrevistas na classe e na escola, peça para que as crianças entrevistem os
seus próprios familiares, a fim de comparar os lixos produzidos em diferentes
casas, ainda que em um mesmo contexto urbano.
É muito importante
também que as crianças interajam, desde cedo, com outras fontes de pesquisa,
como livros e filmes. Você também pode levar os pequenos para a sala de
informática e orientá-los na navegação por sites como o Meu Planetinha, que
traz vídeos, testes, textos e sugestões de livros que você pode compartilhar
com a turma.
Abaixo, alguns links que
podem ser úteis para esta etapa:
Onde descartar o lixo?
Lixão verde
Se quiser aprofundar com
as crianças o assunto "para onde vai o lixo do qual não cuidamos
direito", veja os textos sobre a viagem que a jornalista Liana John fez
junto com pesquisadores pelo oceano Atlântico em busca de lixo.
4ª etapa
Depois de ouvir o que os
pequenos descobriram nas entrevistas e nas interações com os livros ou na sala
de informática, chega o momento de saber das crianças quais são as ideias que
elas propõem para melhorar a destinação do lixo na escola e em casa. Uma das
possiblidades é a confecção de cestos coloridos com a identificação do tipo de
lixo que pode ser jogado neles, o que vai suscitar outra discussão, sobre a
destinação dos resíduos que produzimos.
Conte aos pequenos que
alguns materiais podem ser reaproveitados de uma maneira diferente. Por isso,
eles precisam ser separados daqueles que não servem mais. Para facilitar a
compreensão das crianças, ajude-as a criar um sistema de classificação de lixo
que lhes seja mais fácil de entender. Normalmente, elas optam pelo que pode ser
reciclado e aquilo que não pode. Outra classificação possível, fácil de ser
feita, é com relação ao tipo material do lixo. Os tipos mais usados para as
embalagens são papel, plástico, vidro, metal e material orgânico. O mais
importante é que haja a percepção do que pode ser reciclado ou reutilizado e
que esse material seja separado para isso.
Avaliação
Para analisar se os
pequenos compreenderam quanto lixo produzimos e se aprenderam a importância da
reciclagem, proponha uma avaliação usando um esquema de labirinto. Desenhe um
labirinto para ligar o lixo ao seu cesto correto de destinação e peça para as crianças
pintarem esse caminho com cores diferentes.
Você também pode
elaborar uma caça ao tesouro com a turma. O tesouro pode ser o cesto onde o
lixo deverá ser jogado. Como cada pista leva a uma pista posterior, elabore
frases ou perguntas que levem os pequenos a concluir, por eles mesmos, para
onde cada pista os está conduzindo. Sendo assim, a última pista é uma embalagem
escondida que precisa ser jogada no cesto correto. Como são cinco cestos
diferentes, a turma poderá ser dividida em cinco grupos.
Outra atividade possível
para avaliar os avanços das crianças é elaborar um "Basquete da
Reciclagem". Faça cinco cestos de lixo - um para cada tipo de material - e
providencie cinco bolas de cores diferentes com os nomes desses materiais. As
crianças deverão acertar os cestos com as devidas bolas.
É importante perceber
que essa avaliação tem por finalidade fazer com que as crianças incorporem,
ainda na Educação Infantil, a questão da classificação do lixo e a sua forma
certa de destinação.
Créditos a Revista Nova Escola