27 de junho de 2013

Confecção de Tabuada

O aprendizado da tabuada é um conhecimento fundamental para os educadores desenvolverem atividades em seu cotidiano, e também atividades aplicadas em sala de aula. Mostrar aos alunos essa proximidade entre os conceitos e a prática é fundamental para que o aprendizado seja realmente significativo.
Uma das atividades propostas pela profª Ineiva, em Didática da Matemática é a construção da tabuada, objetivando o desenvolvimento do raciocínio lógico- matemático,através da confecção e utilização de jogos matemáticos em diferentes níveis de ensino.

























 
O ensino desenvolvido de forma lúdica, desperta o desejo de aprender, a curiosidade e o prazer, auxiliando a promoção do desenvolvimento da motricidade, das competências e habilidades cognitivas.



JOGOS DA TABUADA-LÚDICO


Tema: Jogo da tabuada com garrafas PET e saquinhos de TNT
Campo de atuação: 8º ano do Ensino Fundamental
Introdução
Visando reforçar ou até mesmo ensinar a operação de divisão, confeccionei um jogo com cartas, garrafas PET e saquinhos de TNT para ensinar a divisão de forma lúdica. Com este jogo, a multiplicação também poderá ser trabalhada. Além de ensinar a tabuada iremos trabalhar a ideia de preservação do meio ambiente reutilizando a garrafa PET. Esta, que poderia ser descartada, virou peça do jogo da tabuada. A conscientização de reutilizar materiais é muito importante, pois o aluno terá a consciência que reciclar é preciso.
Objetivo
Reforçar as operações fundamentais divisão e multiplicação, de forma lúdica, nas turmas de Ensino Fundamental.
Material utilizado:
Dez garrafas PET de dois litros, transparentes (opcional); fita adesiva colorida (pelo menos cinco cores diferentes); cartões de cartolina branca (9cm x 6cm); caneta hidrocor ou pincel atômico; 100 saquinhos de TNT (6cm x 4cm).
Como jogar:
As cartas serão separadas da seguinte forma: de um lado ficarão os números de 1 a 10 (divisores) e do outro, os resultados das divisões (dividendos). As dez garrafas PET ficarão dispostas sobre a mesa, aguardando que um aluno retire a primeira carta de 1 a 10. O número que sair indicará a quantidade de garrafas que continuarão sobre a mesa. E a próxima carta do monte dos dividendos será o número a ser dividido pela carta anterior que resultou no número de garrafas sobre a mesa. O aluno então pegará saquinhos de TNT para representar o dividendo. Logo após começará a distribuir os saquinhos entre as garrafas sobre a mesa. Essa distribuição resultará em uma divisão exata. Caso sobrem ou faltem saquinhos, isso indicará que o aluno fez um cálculo errado.
Observação: Mesmo o jogo sendo feito com divisões exatas, isso não impede que o professor trabalhe tais questões como divisão não exata. Esse jogo é muito simples e pode ser explorado de diversas formas.
Conclusão:
Os alunos tiveram resistência em iniciar o jogo, pois achavam que seria algo muito chato. Desafiados a aprenderem tabuada de uma forma diferente, sentiram-se motivados a participar e começaram a jogar. Eles trabalharam em grupo, o que reforçou a cooperação entre eles. Os melhores resultados foram obtidos pelos grupos que se ajudaram mutuamente. No final, foi surpreendente verificar o entusiasmo da turma com o jogo.
Anexos:
Divisores e dividendos da tabuada de divisão por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Imprimir, recortar e depois colar, cada um, em cartolina.
Divisores: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


TRABALHANDO A TABUADA
Roleta da Multiplicação






Material (Para grupo de 4 alunos):
• Uma roleta constituída de dois círculos, contendo numerais de 1 a 9, onde o círculo menor é giratório;
• 36 fichas com resultado das multiplicações.

Objetivo:
• Fixação da tabuada através do lúdico.

Desenvolvimento:
As fichas deverão ser distribuídas igualmente entre os jogadores e a roleta deverá ser girada. Cada jogador, na sua vez, deverá verificar se tem a(s) ficha(s)-resultado das multiplicações obtidas na roleta. Se tiver, coloca-a(s) sobre a roleta. Se ainda restar fichas com os jogadores, gira-se novamente a roleta, até um dos jogadores acabar com suas fichas e este será o vencedor.

TABUADA LÚDICA-3 ANO-FORMAÇÃO DE DOCENTES

Multiplicando com as mãos

(tópico 3)


Tobias Dantzig, no interessante livro que já lhe recomendamos, relata um curioso processo para fazer multiplicações com os dedos das mãos. Este método era usado, até pouco tempo, por camponeses de uma região da França. Eles sabiam de cor a tabuada até a do 5 e, para multiplicar números compreendidos entre 5 e 10, como por exemplo, 6 x 9 ou 7 x 8, usavam seus dedos. Vejamos como faziam para obter, por exemplo, 6 x 8.
Numas das mãos, abaixamos tantos dedos quantas unidades o 6 passa de 5; portanto abaixamos 1 dedo.
Figura 93
Na outra mão, abaixamos tantos dedos quantas unidades o 8 passa de 5; portanto abaixamos 3 dedos.
Figura 94
Somamos o número de dedos abaixados, exprimindo a soma em dezenas. No nosso caso temos 1 + 3 = 4 dezenas, isto é, 40 unidades.
Figura 95
A seguir multiplicamos os números de dedos levantados: 4 x 2 = 8 unidades.
Figura 96
Para obter o resultado final, somamos os valores encontrados: 40 + 8 = 48
De fato: 6 x 8 = 48!
Embora, para nós, este procedimento possa não ser prático, ele é, sem dúvida, curioso.
Use-o para obter, por exemplo, 7 x 8, 6 x 7, 7 x 9 e 6 x 9. Verifique que o método também vale para os fatores 5 e 10, que são os extremos do intervalo em que o processo pode ser usado.
A tabuada dos nove e os dedos das mãos

(tópico 4)

Há um modo interessante para se obter a tabuada do nove usando os dedos das mãos. Coloque as mãos abertas sobre a mesa.
Figura 97
Vamos obter, por exemplo, 3 x 9. Dobre o 3° dedo, a contar da esquerda para a direita.
Figura 98
Veja que, á esquerda do dedo dobrado, ficaram dois dedos e, á sua direita, 7 dedos.
Figura 99
Eis o resultado: 3 x 9 = 27!
Veja como se obtém 6 x 9:
Figura 100
Não é curioso? Experimente obter as outras multiplicações da tabuada do nove.

TABUADA LÚDICA-MET DE ENSINO DA MATEMÁTICA


Tabuada de MultiplicaçãoTabuada da Multiplicação
Você que aprender a tabuada! Vamos aprender diversas formas e métodos diferentes, você vai saber tudo sobre tabuada depois deste especial!
Você sabe quanto é 2 x 3? E 7 x 8? Bem,
se está ficando difícil, é importante você
continuar lendo esse especial...
A multiplicação não é um “bicho de sete
cabeças” e quando você compreende como funciona fica até divertido fazer essas contas
e resolver problemas.
Para começar, é importante entender que a multiplicação nada mais é do que a soma de parcelas iguais, como por exemplo:
3+3+3+3 = 4 vezes repetindo o número 3 ou 4x3 = 12.
Agora veja algumas maneiras divertidas de saber a tabuada de multiplicação sem precisar decorar...
Tabuada na tabela
1. Pegue um papel quadriculado e delimite com canetinha 10 quadradinhos na horizontal e 10 na vertical. No primeiro quadradinho você deve escrever o sinal de multiplicação;
2. Na sequência, escreva números de 1 a 9 tanto na vertical como na horizontal;
3. O restante dos quadradinhos deverão ser preenchidos seguindo o cruzamento dos números na vertical e horizontal.
 A primeira linha e coluna é muito simples de montar porque você deve dar os resultados da tabuada do 1, mas continuando a cruzar os números das outras linhas e colunas você vai perceber que existe uma forma bem fácil de preencher a tabela com os resultados da multiplicação... Descubra qual é o segredo! Para facilitar já disponibilizamos a tabela montada para você, clique aqui.
Tabuada com os dedos
Veja como podemos multiplicar 6 x 8 com os dedos...
1. Em uma das mãos, abaixe tantos dedos quantas unidades o 6 passa de 5, portanto abaixamos 1 dedo;
2. Na outra mão, abaixe tantos dedos quantas unidades o 8 passa de 5, portanto abaixamos 3 dedos;
3. Agora some o número de dedos abaixados, exprimindo a soma em dezenas. No exemplo temos 1 + 3 = 4 dezenas, isto é, 40 unidades;
4. Agora multiplique os números de dedos levantados: 4 x 2 = 8 unidades;
5. Para obter o resultado final, somamos os valores encontrados: 40 + 8 = 48. De fato: 6 x 8 = 48! Você pode ver a demonstração por desenhos clique aqui.
Agora um desafio: faça o mesmo processo para resolver as seguintes multiplicações: 7 x 8, 6 x 7, 7 x 9 e 6 x 9.
Tabuada segundo os árabes
Veja como os árabes faziam para multiplicar números com dois ou mais algarismos:
1. Para multiplicar, por exemplo, 185 x 14, faça três quadrados em uma linha e dois quadrados como colunas, porque 185 tem 3 algarismos e 14 tem 2 algarismos;
2. Trace diagonais nos quadradinhos, voltadas para esquerda, obtendo esta grade;
3. Em seguida, multiplique os algarismos de um fator pelos algarismos do outro fator e registre os resultados na grade.
4. Agora é o último passo e você deve somar os algarismos que estão numa mesma faixa diagonal. Lembre-se que você deve considerar o "vai um". Ensine essa dica aos seus amigos! Vocês poderão fazer um torneio e ver quem consegue fazer mais rápido... Para visualizar a tabuada usada pelos árabes, clique aqui.
Batalha da Multiplicação
1. Recorte as fichas com os valores das tabuadas de 8, 9 e 10;
2. Um jogador fica com as fichas que tiverem o fundo vermelho e outro com a que tiver o fundo branco;
3. Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante);
4. Em seguida, os jogadores distribuem as fichas em suas cartelas da maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do outro;
5. O primeiro jogador, determinado por sorteio, dá o tiro, ou seja, escolhe um número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3;
6. O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente. Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer 8 x 10 ou 10 x 8;
7. Se acertar a multiplicação, o primeiro jogador pega para si a ficha do adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha;
8. O segundo jogador procede da mesma maneira;
9. Vence quem obter o maior número de fichas.
Importante nesse jogo:
- Cada jogador tem direito a apenas um tiro.
- Quando o jogador der um tiro e não houver fichas no local escolhido, o adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro.
- A letra e o número correspondente ao tiro na água devem ser anotados numa folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente.
 Curiosidades:
O sinal de X, que indicamos na multiplicação, foi empregado pelo matemático inglês Guilherme Oughtred no livro Clavis Matematicae, publicado em 1631.

Multiplicando com as mãos

(tópico 3)


Tobias Dantzig, no interessante livro que já lhe recomendamos, relata um curioso processo para fazer multiplicações com os dedos das mãos. Este método era usado, até pouco tempo, por camponeses de uma região da França. Eles sabiam de cor a tabuada até a do 5 e, para multiplicar números compreendidos entre 5 e 10, como por exemplo, 6 x 9 ou 7 x 8, usavam seus dedos. Vejamos como faziam para obter, por exemplo, 6 x 8.
Numas das mãos, abaixamos tantos dedos quantas unidades o 6 passa de 5; portanto abaixamos 1 dedo.
Figura 93
Na outra mão, abaixamos tantos dedos quantas unidades o 8 passa de 5; portanto abaixamos 3 dedos.
Figura 94
Somamos o número de dedos abaixados, exprimindo a soma em dezenas. No nosso caso temos 1 + 3 = 4 dezenas, isto é, 40 unidades.
Figura 95
A seguir multiplicamos os números de dedos levantados: 4 x 2 = 8 unidades.
Figura 96
Para obter o resultado final, somamos os valores encontrados: 40 + 8 = 48
De fato: 6 x 8 = 48!
Embora, para nós, este procedimento possa não ser prático, ele é, sem dúvida, curioso.
Use-o para obter, por exemplo, 7 x 8, 6 x 7, 7 x 9 e 6 x 9. Verifique que o método também vale para os fatores 5 e 10, que são os extremos do intervalo em que o processo pode ser usado.
A tabuada dos nove e os dedos das mãos

(tópico 4)

Há um modo interessante para se obter a tabuada do nove usando os dedos das mãos. Coloque as mãos abertas sobre a mesa.
Figura 97
Vamos obter, por exemplo, 3 x 9. Dobre o 3° dedo, a contar da esquerda para a direita.
Figura 98
Veja que, á esquerda do dedo dobrado, ficaram dois dedos e, á sua direita, 7 dedos.
Figura 99
Eis o resultado: 3 x 9 = 27!
Veja como se obtém 6 x 9:
Figura 100
Não é curioso? Experimente obter as outras multiplicações da tabuada do nove.