17 de maio de 2013

TPEI-Trab Elaborado pelos Alunos-Alecxandro e Iury

Exiba euu.jpg na apresentação de slidesAlecxandro Noll Iury PinheiroIury Pinheiro
TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho elaborado pelos alunos Iury e Alecxandro
Estudantes do Colégio Mario de Andrade-
Curso Profissional-Formação de Docentes
Tema:A importância do Brincar e a Musicalização para o Ensino e Aprendizagem 

Parte 1
Criar ou utilizar uma música para crianças de 0 a 3 anos com objetivo, letra e desenvolvimento.

 Objetivos:

·         Fazer com que a criança relembre o contexto familiar comum;

·         Estimular o movimento corporal;

·         Desenvolver expressões faciais;

·         Diferenciar gênero, sendo a música cantada a favor desta;

Desenvolvimento: A música será cantada na primeira vez seguindo um gênero e posteriormente o outro. Sendo que da forma entoada, o aluno instigado pelo professor se expressará com gestos e expressão corporal o cantado

 

Música             

Eu Era Assim

Quando eu era nenê, nenê, nenezinho, 
Eu era assim... Eu era assim.

Quando eu era menina, menina, menina,  (menino)
Eu era assim... Eu era assim... 

Quando eu era mocinha, mocinha, mocinha, (rapazinho)
Eu era assim... Eu era assim... 

Quando eu era casada, casada, casada (casado)
Eu era assim... Eu era assim... 

Quando eu era mamãe, mamãe, mamãe (papai)
Eu era assim... Eu era assim... 

Quando eu era vovó, vovó, vovó, (vovô)
Eu era assim... Eu era assim... 

Quando eu era caduca, caduca, caduca, (caduco)
Eu era assim... Eu era assim... 

 

 

Avaliação: acontecerá a partir da observação de participação, a aceitação dessa alteridade, diferenciação de tamanho e fases. Além de poder distinguir problemas e aspectos de suas vidas.
 

Parte 2
Criar ou utilizar uma música para crianças de 3 a 6 anos com objetivo, letra e desenvolvimento.
 

Objetivos:

  • Desenvolver no lúdico a forma/desenho do esqueleto; 

  • Proporcionar em conjunto os movimentos desenhando no ar e assim contribuindo para a noção de figuras geométricas planas .

 Desenvolvimento:

A canção original será cantada (“PASSA FOGA NA MINHA MÃO AGORA” de autoria da banda DDD), e posterior a paródia, com finalidade de conhecer e diferenciar as figuras geométricas. Serão feitas algumas alterações no momento de repetir o refrão. No momento em que se canta braço, será desenhado no ar, em uma altura superior a si mesmo, o quadrado. Quando canta em sentido a perna, será desenhado no mesmo aspecto, o círculo. O momento da cabeça será na mão esquerda, desenhando-se o triângulo. E quando se refere ao coração, se desenha na mão direita o retângulo. E no refrão final proclama-se o nome das figuras e faz de conta que as pinta, indicando a posição em que foi desenhada. Sendo aumentada gradativamente a rapidez dos movimentos.

 
Música:     
E agora vamos usar o imaginário (3x).
Desenhar!
 
E agora vamos desenhar quadrado (3x).
Desenhar!
 
E agora vamos desenhar o círculo (3x).
Desenhar!
 
E agora vamos desenhar retângulo (3x).
Desenhar!
 
E pintar,
Quadrado, círculo, triângulo e retângulo! (3x)
E pronto!
 
 Avaliação: Pontos a serem observados:
·         Se a música contribuiu para a noção do tema planejado;
·         Presença de diferenciação entre as figuras;
·         Coordenação motora apurada;
·         Memorização dos aspectos mencionados e gesticulados.

 

 

 

 

 

Trabalho da disciplina MEM-Curso:Formação de Docente-Aluno-Alecxandro Noll

Exiba euu.jpg na apresentação de slidesAlecxandro Noll

Aluno do Curso de Formação Docente do Colégio Estadual Mario de Andrade de Francisco Beltrão-Pr Trabalho da Disciplina de MEM-
Plano de Trabalho Docente

Tema: Trabalhando com mímica a matemática
OBJETIVOS:

·         Potencializar através do lúdico o raciocínio lógico matemático;

·         Estimular a expressão corporal e movimentos derivados da brincadeira;

·         Antecipar o domínio da tabuada;

·         Progredir na cooperação mútua entre colegas;

·         Concretizar, por da linguagem gráfica e verbal, a representação do esquema matemático operacional.

TEMPO ESTIMADO: aproximadamente 1h.

DESENVOLVIMENTO: A atividade será introduzida após uma revisão matemática, sendo praticados cálculos das quatro operações, e explicado que a dinâmica se baseará nessa atividade.

Um de cada vez irá a frente da turma, e retirará uma carta. Após lê-la a fará, em silêncio, pois se trata de mímica. Dezenove cartas são verbos de ação, e cinco contém palavras que não são verbos e deverão ser pronunciados da forma como a contém. A pontuação não está finalizada. Se um colega acertar a mímica o mesmo que estava apresentando resolverá o cálculo e dará a ele os pontos. E se ninguém adivinhar resolverá e ficará com a posse dos pontos.
Exiba Slide1.JPG na apresentação de slides                                        Exiba Slide2.JPG na apresentação de slides  
AVALIAÇÃO: Perceber a espontaneidade de cada aluno; Avaliar a expressão, e desempenho; Armação das operações; O nível de dificuldade ou facilidade percebida;