21 de setembro de 2011

PROJETOS - SALA DE RECURSOS

PROFESSORA MAR AZUL


UM PROJETO PARA SALA DE AULA
         OU
PARA TRABALHAR NA ESCOLA TODA


Data:17 de novembro de 2011
Título: "BULLYING" ou INTIMIDAÇÃO NAS ESCOLAS

INTERPRETAÇÃO e INTERAÇÃO TEXTUAL
Tem-se ouvido falar tanto em bullying ou Intimidação nas Escolas, com certeza, isso ocorre na maioria das escolas. Só que muitas vezes, passa despercebida por nós, profissional da educação ou até mesmo evitamos relacionar a violência escolar  com essa palavra.

Objetivo Principal: Autoconhecimento, trabalhar a disciplina interior e conseqüentemente na sala de aula.
Objetivos Específicos:
- Conhecimento do que é Bullying.
-Analisar-se avaliando atitudes para melhor se conhecer.
-Levantar a auto-estima dos alunos.
-Puxar o lado disciplinar de cada um e ao mesmo tempo do todo.

DESENVOLVIMENTOS DAS AULAS:
-Um filme para assistir “Ghrissa: Uma lição de força”,  utilizando a TV Multimídia;

- PESQUISA INDIVIDUAL: Pesquisar o que é bullying (serve qualquer fonte) jornais, revistas, artigos que falem sobre o tema ou relatarem alguma entrevista vista na televisão e internet.

Conversando um pouco mais; perguntar individual e coletivo

1-Você já presenciou algum tipo de bullying? 

2-Se já, como você reagiu?

3-De que lado você ficou, do(s) agressor (es) ou da(s) vítima(s)?

4-O que você achou ou acha desse tipo de violência? Por quê?


-recortes com colagens – com os títulos dos recortes e o texto que leram
-Trabalhar com Imagens para colorir montando um livro infantil com produção de texto, baseado no que aprenderam como uma lição de vida, e os alunos darão um nome ao seu livro.



OUTROS FILMES SOBRE “INTIMIDAÇÃO NAS ESCOLAS
DICA 1:  O Filme “Meninas Malvadas” - uma garota criada na selva africana só conhece uma escola aos 16 anos. Ela começa a andar com um grupo de patricinhas que adoram esnobar os outros. Para vingar-se, a adolescente passa a agir da mesma forma.
DICA 2: O Filme “Ponte para Terabítia”
Enquanto na escola, Jess Aarons não tem amigos, é perseguido pelos valentões da sala, e vive uma paixão platônica pela professora de artes, em casa, seus pais estão com problemas financeiros e quando dão atenção para os filhos, é para alguma das quatro irmãs do garoto. Desenhista, ele passa seu tempo criando suas ilustrações ou treinando para ser o mais rápido na corrida da escola. Então surge a novata Leslie Burke, que logo em seu primeiro dia ganha de Jess e do resto dos garotos na disputa. Leslie, filha de escritores, também é vista como uma estranha, assim como Jess. Aos poucos, a má impressão da corrida vai passando e cria-se entre eles uma grande amizade. Leslie, com seu talento para criar histórias, e Jess, com suas habilidades nos desenhos, cria um mundo mágico chamado Terabítia. Um reino encantado, numa floresta perto da casa deles. Quando um acidente acontece, Jess segue os conselhos de Leslie de manter a mente sempre aberta, e decide construir uma Ponte para Terabítia.
DICA 3: O Filme “Querido Frankie” - é uma comovente e reconfortante história sobre a vida de um rapaz de 9 anos, surdo e mudo, que sofre perseguições Frankie, e a sua mãe, Lizzie.
Desde muito pequeno que Frankie se lembra de andar sempre a mudar de casa, na companhia da mãe, e nunca ter visto o pai. Para proteger o filho da verdade, Lizzie inventou uma história para satisfazer a sua curiosidade... Regularmente, escreve-lhe cartas fazendo-se passar por um suposto pai a trabalhar num navio, que anda por terras distantes e exóticas.
DICA 4: Documentário radiofônico que aborda a síndrome denominada Bullying, que consiste nos traumas sofridos na infância / adolescência, em virtude de agressões intencionais e repetitivas praticadas por outras crianças. Intimidadas, as vítimas carregam consigo seqüelas que interferem em sua personalidade, afetando desde o aprendizado até o convívio social, prejudicando sua evolução enquanto ser humano.
A seguir os desenhos propostos:
OBS: Pesquise na Internet, você encontrará desenhos onde as crianças
 podem colorir e criar uma história referente ao bullying.
Tentei postar imagens que salvei  sem sucesso na postagem,
mas tenho certeza que vocês são criativas e encontrarão boas imagens
para desenvolver um belo trabalho.
 

    Grande abraço da professora Marlene.









\

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -

TRABALHANDO VALORES 

DIA DO TRABALHO










TRABALHANDO A SEMANA DA PÁSCOA


ATIVIDADES:
TRABALHAR COM OS ALUNOS OS SÍMBOLOS PÁSCAIS, DESENHOS,RECORTES ,CONFECÇÃO DE CARTÕES PARA A FAMÍLIA
DESCREVENDO O SIGNIFICADO PARA CADA UM.
CONFEÇÃO DE UM CARTAZ POR TODOS.











A HISTÓRIA DA GALINHA RUIVA

Os Alunos da Sala de Recursos,
participando das atividades em Dobradura, com o Tema
"A História da Galinha Ruiva"

 Objetivo:
 Estimular a criatividade, Exteriorizar emoções,
sentimentos, expressar idéias, incentivar o trabalho coletivo,
provovendo a socialização e o entrosamento e principalmente 
trabalhando valores.

     O trabalho do alunos está exposto no refeitório e
convidamos os Pais para  visualizar,  e valorizar a criatividade
dos seus  filhos.













 

 
Atividade para criancas,  dinâmica de grupo do feiticeiro
Dia das bruxas
 Dinâmica: " O feitiço
                                    virou contra o feitiçeiro"
 
Objetivo: Mostrar para a turma que antes de pedir para alguém fazer alguma coisa que se coloque no lugar do outro, pois provavelmente ele não faria o que escolheu para o outro grupo fazer.
 
Materiais: - A sala de aula e os alunos.
 
Procedimento: Divide-se a turma em dois grupos e pede-se para que cada grupo escolha dois micos para o outro grupo. Após a escolha do mico nomeia-se um lider de cada grupo que fala em voz alta para todos os  micos  escolhidos.
                               Após a divulgação o professor diz que o nome da brincadeira é o feitiço virou contra o feitiçeiro e que os grupos farão os micos escolhidos por eles mesmos.


 
Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"
 
Objetivo: Estimular  a  autoestima
 
Materiais: um chapéu e um espelhoO espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
 
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Pode ser feito com alunos ou mesmo com um grupo de idosos, a emoção é grande e aflora o sentimento e a amizade depois de dizer suas qualidade.
 
MEDO DE DESAFIOS
 
Material: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
 
Procedimento:Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro.
Coloque no fundo o chocolate e umbilhete: COMA O CHOCOLATE!
Pede-se a turma que faça um círculo.
O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma:
-Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida,vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa semreclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo quepode ser uma tarefa extremamente dificil ou vergonhosa).
 
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está acaixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa...é importante que o coordenador faça comentários do tipo:
 Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quandofinalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém).
 
Objetivos:O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possamrepresentar perigo ou vergonha.
 
Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafiosque são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz noticia.